Rio deve sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados em 2014

20130517-155738-363066726Belém (PA) – O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunido em Belém (PA) sob a condução do presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, escolheu nesta sexta-feira (17) a cidade do Rio de Janeiro para sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será promovida pelo Conselho Federal da OAB no segundo semestre do próximo ano, em data a ser ainda definida. A escolha ainda deve ser referendada pelo Pleno do Conselho Federal, que se reúne na próxima segunda-feira (20), em Brasília. A cidade de Porto Seguro (BA), que também era candidata a sediar o megaevento da advocacia, abriu mão da candidatura.

Marcus Vinicius disse que o Rio de Janeiro, que será o principal palco da Copa do Mundo de Futebol no próximo ano, onde ocorrerá inclusive a final do torneio, terá também a “Copa da Advocacia Brasileira”. “O Rio vai sediar também em 2014 o momento mais importante da entidade dos advogados, que ali se reunirá para discutir os grandes temas da advocacia e da cidadania brasileira”, afirmou. Tanto ele quanto o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, trabalham com a expectativa de um público de 20 a 25 mil participantes no evento.

“Vamos fazer uma grande conferência para discutir os grandes problemas não só da advocacia, mas também da cidadania brasileira”, disse o presidente da Seccional do Rio de Janeiro ao agradecer o Colégio de Presidentes pela escolha da capital fluminense para abrigar a XXII Conferência Nacional. “Será um evento que vai extrapolar os limites da classe, da nossa cidade e do nosso País, onde faremos uma profunda reflexão das questões da advocacia e seu relacionamento com a sociedade, no Brasil e no mundo”, acrescentou, informando que a conferência será realizada em 42 mil metros quadrados do Rio Centro e que suas atividades, inclusive culturais, envolverão toda a cidade durante a semana em que se desenvolverá. Ele agradeceu e pediu apoio a todos os demais 26 presidentes de Seccionais, além do Conselho Federal da OAB e, consequentemente, da advocacia do País.

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que patrocinava a outra candidatura para sediar a conferência, disse que considerava o Rio a cidade mais adequada para receber no próximo ano o evento, quando protagonizará também o palco da Copa do Mundo, numa atitude considerada “de grandeza e altruísta” por seus pares. Porto Seguro participava como uma cidade candidata a sediar a XXII Conferência, mas, conforme observou, não existia clima de disputa, no que foi aplaudido pelos colegas. Ele agradeceu o fato de que a cidade baiana já vai receber, em março de 2015, a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, conforme anunciado na semana passada pelo presidente nacional da OAB.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s